Flamengo vence mais uma e encaminha vaga para a segunda fase da Liga das Américas

O Flamengo demorou para acordar, mas embalou no segundo tempo e derrotou, neste sábado, o Aguilas de Tunja, da Colômbia, pela segunda rodada da Liga das Américas. No jogo realizado na Cidade do Panamá, os cariocas venceram por 75 a 60 e atingiram a segunda vitória na competição, se aproximando da vaga na segunda fase. O destaque foi Marquinhos, essencial na recuperação durante o segundo tempo. O time volta à quadra neste domingo, contra o Correcaminos Colon, do Panamá, às 21h, com transmissão ao vivo do SporTV 3.

A partida teve dois momentos distintos. No primeiro tempo, um show de erros do Flamengo, principalmente nos arremessos de média e longa distância. Um time que em nada parecia a equipe que lidera o NBB e não perde uma partida há 50 dias. No segundo tempo, os cariocas ressurgiram das cinzas. Em cinco minutos, empataram a partida, e foram abrindo o placar até fechar em 75 a 60.

Durante o jogo, o pivô Mineiro machucou o queixo e sequer voltou para a quadra no segundo tempo. Ele teve um corte profundo no queixo e ficou no banco de reservas com o rosto enfaixado. Ao término da partida, todos os jogadores foram abraçar o pivô, que saiu sorrindo da situação.

Marquinhos anotou 21 pontos e foi o cestinha do Flamengo, seguido por Marcelinho, com 14. O armador Rafa Luz distribuiu muito bem o ataque, principalmente no segundo tempo, com sete assistências. Pelo time colombiano, o destaque foi Rodrigues, com 28 pontos, 16 deles no primeiro tempo.

A tabela do grupo coloca o Flamengo com dois jogos e duas vitórias. O Correcaminos Colon, do Panamá, está com uma vitória e enfrenta na madrugada de sábado para domingo o Gimnasia y Esgrima, da Argentina. Em caso de vitória panamenha, o Flamengo e o Colon já garantem vaga na próxima fase e jogam no domingo para decidir o primeiro lugar. Se os argentinos vencerem, os cariocas não começarão o último dia classificados. Precisarão ou do triunfo do Tunja sobre o Gimnasia na última rodada, ou da confirmação do favoritismo na partida contra os panamenhos, que fecha o quadrangular.

O Brasil tem outros quatro representantes na Liga. Mogi e Bauru ficaram em primeiro em seus respectivos grupos e já estão na próxima fase. O Brasília ainda não jogou, entra em quadra pelo grupo D na próxima semana. No regulamento da competição, as 16 equipes são divididas em quatro grupos de quatro, com as duas melhores passando para a próxima fase. Aí, os oito times são divididos novamente em chaves de quatro, onde os dois melhores avançam ao Final Four. Ali, em jogo único, os duelos são eliminatórios até achar o campeão. Ano passado, o título ficou com o Bauru.

Fonte: Globo Esporte