Um dos auxiliares da comissão técnica de Tite, César Sampaio deu entrevista neste domingo para a FlaTV, canal oficial do clube no YouTube, para comentar o período de preparação sem jogos na Data Fifa. E o ex-volante, ao citar os muitos desfalques, falou em “reflexões” e “ajustes de sistema”.
– É um momento em que a gente tem essa pausa, é um calendário bem complexo. Ao mesmo tempo que você tem um acúmulo de jogos em pouco espaço de tempo, tem esses intervalos que servem para reflexões, para ajustes de sistema. Nós usamos bastante preparando o todo. Tivemos algumas perdas de convocações para seleções sul-americanas, mas entendemos que a reposição não só vem sendo à altura, temos visto em diversos jogos os atletas entrando e contribuindo. E sim, tem um tempo para que a gente possa calibrar a máquina, podemos dizer assim (risos).
+ Entenda a regra que atrapalha o plano do Flamengo de ter seus atletas de seleção contra o Grêmio
O
volta a jogar nesta semana em meio a sete desfalques, sendo cinco titulares: Arrascaeta, De la Cruz, Varela e Pulgar, convocados para a Copa América, e Ayrton Lucas, machucado. Além deles, Viña, que está com a seleção uruguaia, e Allan, que também está no departamento médico, vinham sendo bastante utilizados por Tite nos últimos jogos.
Depois de três dias de folga, o
se reapresentou na última quinta-feira, mas só teve no sábado a volta de Gabigol, que viajou para o seu julgamento no CAS, e neste domingo de Lorran, que estava com a seleção brasileira sub-20.
Até o jogo contra o Grêmio na próxima quinta, às 20h (de Brasília) no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, Tite terá mais três treinos para definir a equipe titular. E não está descartada uma mudança de formação.
Um dos favoritos a entrar no time, por exemplo, é Luiz Araújo. Com ele na direita e Everton Cebolinha na esquerda, o
voltaria a ter dois pontas de ofício pelos lados do campo, esquema que funcionou durante o Campeonato Carioca.
Ultimamente, Gerson vem atuando aberto pela direita como um “falso ponta”, com uma movimentação muito mais por dentro do que pelo lado. Sem De la Cruz, o meia pode voltar a fazer a função de segundo homem do meio de campo, ao lado de Igor Jesus e Lorran, prováveis substitutos de Pulgar/Allan e Arrascaeta.
Outros nomes como Victor Hugo e Matheus Gonçalves correm por fora. Enquanto ainda não bate o martelo, a comissão técnica já começou a estudar o Grêmio e orienta o elenco a se cuidar fora de campo.
– Tem o período de treinamento e o de descanso, de repouso. Quando tem uma sequência de jogos, nem sempre os atletas têm o descanso adequado para um próximo jogo ou treinamento. E assim dá para equilibrarmos bem e voltarmos fortes, aproveitando esse momento de recuperação. Estamos dentro nas três competições, e o próximo adversário agora, o Grêmio, é uma equipe que merece todo o respeito. Nós temos estudado bastante também e esperamos fazer um grande retorno.
Fonte: netfla.com.br