Mesmo que de forma indireta, a rescisão contratual entre o Corinthians e a VaideBet — empresa de apostas esportivas que estampava a parte mais nobre do uniforme do Timão —, deu ainda mais destaque para o poderio financeiro do
Flamengo. Isto é porque agora o rubro-negro passou a ser o clube brasileiro com o maior patrocínio master do país.
Antes válido até 2026, o vínculo entre o Corinthians e a casa de apostas previa que a empresa pagaria R$ 360 milhões ao clube paulista, ou seja, R$ 120 milhões por ano.
Em maio, o Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou algumas mudanças nos termos do contrato de patrocínio do clube com a Pixbet, que ocupa a faixa central do uniforme rubro-negro. Assim, os valores, que antes eram de R$ 85 milhões por ano, passaram para R$ 105 milhões já em 2024. Na próxima temporada, essas cifras subirão para R$ 115 milhões.
Além disso, caso a renovação automática prevista no contrato seja validada, em 2026 e 2027 esses valores sobem ainda mais, chegando em R$ 125 milhões.
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Nos bastidores do Flamengo, alega-se que o início das negociações para o aumento dos valores teve como motivação principal a divulgação da quantia que seria recebida pelo Corinthians no contrato com a VaideBet, maior do que a que o rubro-negro receberia anteriormente.
Entenda a rescisão
Nesta sexta-feira, a VaideBet comunicou ao Corinthians que rompeu unilateralmente o contrato de patrocínio master com o clube. Acertado no início do ano, o vínculo foi encerrado porque a empresa acionou uma cláusula anticorrupção que tem como justificativa a abertura de uma investigação preliminar da Polícia Civil por conta de um possível repasse de parte do valor pago a um intermediário da negociação para uma empresa supostamente “laranja”.
A denúncia inicial foi feita pelo “Blog do Juca Kfouri”, que informou que a Rede Social Media Design, empresa que intermediou o contrato de patrocínio da VaideBet com o Corinthians — e pertence a Alex Cassundé, que trabalhou na campanha do atual presidente Augusto Melo —, teria repassado parte do valor recebido em comissão a uma empresa “laranja” chamada Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda.
Ainda de acordo com a denúncia feita pelo blog do jornalista, a Neoway estaria no nome de Edna Oliveira dos Santos, uma mulher de 23 anos, mãe solo de três filhos e de Peruíbe, cidade no sul de São Paulo. Em entrevistas, Edna afirmou que sequer sabia da existência da firma.
No contrato firmado entre o Timão e a casa de apostas, ficou acertado que a Rede Social Media Design receberia R$ 25,2 milhões pela intermediação, o que equivale a 7% do valor total do contrato.
Veja os maiores patrocínios master do país:
- Flamengo (Pixbet) – R$ 105 milhões
- Palmeiras (Crefisa) – R$ 81 milhões (valor pago por todos os espaços, não só master)
- Vasco (Betfair) – R$ 70 milhões
- Fluminense e São Paulo (SuperBet) – R$ 52 milhões
Fonte: netfla.com.br