O Flamengo inicia sua jornada no mata-mata da Libertadores de 2024, nesta quinta-feira. A equipe comandada por Tite enfrenta o Bolívar-BOL, às 21:30, no Maracanã, e em partida válida pela ida das oitavas de final. Por ter avançado na segunda posição do Grupo E, atrás do próprio time boliviano, o rubro-negro terá que decidir a classificação fora de casa. O aproveitamento do clube nas fases eliminatórias da competição é inferior, em relação a quando brigou pela vaga sob seus comandos.
Na sua longa história na Libertadores, o Flamengo já jogou partidas de mata-mata em 20 oportunidades e decidiu em campo neutro, em apenas uma delas. Na ocasião, o rubro-negro conquistou o primeiro título da competição, em 1981, no terceiro confronto contra o Cobreloa-CHI, após as equipes saírem vitoriosa cada de um, dos dois duelos da final.
Os resultados decidindo a vaga dentro e fora de casa demonstram com clareza, em que situação o clube carioca costuma ter mais facilidade para se classificar no torneio continental. No total, o Flamengo já jogou a segunda partida como mandante 11 vezes e obteve um aproveitamento de 73%, tendo avançado em oito delas. Quando em contexto invertido, o rubro-negro já buscou classificação em quatro oportunidades e foi eliminado em outras quatro.
A partir de 2019, seu período mais vitorioso na história da Libertadores, o clube é quase impecável decidindo o mata-mata sob seus comandos, tendo avançado em sete das oito vezes que precisou confirmar a classificação diante de sua torcida. A única eliminação aconteceu em 2020, para o Racing-ARG, pelas oitavas de final, em partida sem presença de público, por conta da pandemia da Covid-19.
Apesar do êxito em duas oportunidades, quando jogou a segunda partida fora de casa, contra Internacional, em 2019, e Barcelona-EQU, em 2021, o Flamengo amargou uma eliminação neste contexto difícil de esquecer. Após vencer o Olímpia-PAR como mandante por 1 a 0, a equipe comandada por Sampaoli à época foi derrotada por 3 a 1, no Defensores del Chaco, e deu adeus ao sonho de conquistar a competição no Maracanã. A final única da última edição foi disputada no estádio carioca.
Jogando a partida de ida das oitavas de final como mandante, a equipe de Tite sabe da importância de conseguir um bom resultado, já nesta quinta-feira. O segundo jogo será na temida altitude de La Paz, de 3640 metros. Históricamente, o Flamengo tem dificuldades de jogar sob estas condições.
Fonte: netfla.com.br