Skip to main content


VAR concordou com decisão de árbitro Jesús Valenzuela sobre lance envolvendo Erick Pulgar


Depois da derrota do Flamengo diante do Peñarol (URU) por 1 a 0, nesta quinta-feira (19), a Conmebol tornou públicos os áudios do VAR referentes a dois lances controversos no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Em um deles, os jogadores do time uruguaio reivindicaram um pênalti de Erick Pulgar. No entanto, após revisão, a arbitragem concordou que não houve falta dentro da grande área.

Aos dez minutos do segundo tempo, os uruguaios protestaram por uma jogada em que Pulgar impediu um cruzamento e a bola acabou batendo involuntariamente em sua mão. Após uma análise protocolar, o VAR confirmou a decisão de campo do árbitro venezuelano Jesús Valenzuela. Isso porque, a infração não deve ser assinalada quando a origem da jogada parte do próprio defensor.

LEIA O DIÁLOGO ENTRE OS ÁRBITROS:

  • VAR: Possível contato de mão. É dele mesmo, é dele mesmo.

  • AVAR: Ele disse que é do próprio corpo.

  • VAR: Vem do próprio corpo dele e a bola vai para fora.

  • AVAR: De dentro para fora.

  • VAR: Jesus (Valenzuela), confirmação completa. Toca na mão. Ele mesmo joga e a bola vai para fora.

COMENTARISTA APOIA DECISÃO

O ex-árbitro e comentarista de arbitragem, Carlos Eugênio Simon, concordou com a não marcação de pênalti no lance de Pulgar. Para o especialista, a jogada envolvendo o volante do Flamengo foi um contato de braço em posição natural.

“A bola bate no braço de Pulgar, em um lance de braço natural. Para mim não é antinatural, ele recolhe o braço e a bola toca sem intenção. Na minha visão, não é falta, então não é pênalti máximo. O árbitro acertou ao deixar o jogo seguir”, afirmou.

OUTRO LANCE POLÊMICO

No final da partida, o Flamengo também solicitou um pênalti, após um zagueiro do Peñarol interceptar o cruzamento de Charly Alcaraz com a cabeça e a bola acertar o braço de um colega de equipe. No entanto, de acordo com a arbitragem, o jogador do time uruguaio estava com o braço junto ao corpo, o que também não configura penalidade.

PEÑAROL COM VANTAGEM E JOGO DE VOLTA

O Flamengo saiu atrás na busca por uma vaga na semifinal da Libertadores. Após a derrota por 1 a 0, agora, o time rubro-negro precisa vencer o Peñarol por dois ou mais gols de diferença na próxima quinta-feira (26). A partida será realizada às 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu.

MUDANÇA DE FOCO

Enquanto aguarda o confronto com o Peñarol, o Flamengo muda o foco para encarar o Grêmio, neste domingo (22), em Porto Alegre. No jogo válido pela 27ª rodada do Brasileirão, a bola rola a partir das 18h30 (horário de Brasília), com transmissão da Coluna do Fla.

Fonte: colunadofla.com