Skip to main content

Flamengo e Palmeiras apoiam a ética financeira e lideram movimento


Na atualidade, times endividados, como Botafogo e Corinthians, estão gastando sem restrições. Incomodados com essa situação, Flamengo e Palmeiras estão na vanguarda do movimento pela adoção da ética financeira no futebol brasileiro. Em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (23), a líder do time de Abel Ferreira, Leila Pereira, fez críticas contundentes sobre a realidade do Brasileirão.

Eu já disse várias vezes. Fiquei sabendo que houve um estudo na CBF, pronto para implementar a ética financeira, mas não foi adiante. Acho essencial. É inaceitável clubes que não pagam salários, nem impostos, continuarem contratando sem consequências. Essa determinação deveria vir da CBF. Se esperarmos os clubes se organizarem, nunca acontecerá, pois muitos clubes têm interesse em continuar assim, pensando apenas na próxima conquista — afirmou Leila Pereira.

Se quebrar o clube, não tem problema. Sou mais radical. Acredito que a ética financeira é necessária, clubes que não pagam em dia deveriam ser proibidos de contratar, e o presidente deveria se responsabilizar pessoalmente pelas irresponsabilidades. Só assim o futebol brasileiro teria um caminho certo. Caso contrário, esperaremos o clube falir, e essas sociedades anônimas de futebol (SAFs) entrarão, às vezes até sem muita credibilidade. É uma pena, pois é um produto fantástico — destacou a presidente do Palmeiras.

REUNIÕES ENTRE OS CLUBES

No início de setembro, equipes como Flamengo, Fluminense, São Paulo, Fortaleza, Internacional, Vasco e Palmeiras, junto com clubes das séries B e C, se reuniram para discutir a implementação da ética financeira. A proposta é proibir que os clubes gastem mais do que arrecadam anualmente.

Este tema da ética financeira, se for bem-sucedido e eu for reeleita presidente do Palmeiras, é um assunto que levarei aos clubes para discutirmos. Não é justo. O Palmeiras paga todas as suas obrigações em dia. Nunca atrasei um dia sequer de salário ou imagem de atletas ou colaboradores. Desde que estou na presidência, nunca atrasamos — ressaltou Leila.

Se não fazemos contratações, é porque não temos condições financeiras para arcar com elas. Como podemos competir com clubes que não pagam os jogadores em dia, que pagam salário, mas não pagam imagem, em condições iguais? Às vezes, um clube bem organizado fica para trás enquanto outro avança por ser irresponsável. Isso não pode acontecer. A CBF precisa intervir, precisa olhar para isso – solicitou Leila Palmeiras — concluiu a presidente do Palmeiras.

NO Flamengo

Com as finanças em ordem, o Flamengo entra em campo buscando o sucesso também dentro das quatro linhas. Nesta quinta-feira (26), a equipe de Tite enfrenta o Peñarol (URU), pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O jogo começa às 19h (horário de Brasília), em Montevidéu, no Uruguai.

A partida será transmitida ao vivo pelo Coluna do Fla no YouTube. A narração ficará por conta de Rafa Penido, com comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José, diretamente do Estádio Campeón del Siglo. Além disso, a ESPN (TV fechada) e o Disney Plus (streaming) também exibirão o confronto.

Fonte: colunadofla.com