Skip to main content

Vasco e Corinthians estão indignados com a CBF


No mundo do futebol brasileiro, o Botafogo é famoso pelo apelido de “chorão”. Contudo, outro clube do futebol carioca parece estar buscando ganhar essa alcunha. O Gigante da Colina entrou, na noite desta segunda-feira (30), com uma Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra as alterações das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. A equipe adversária acredita que Flamengo e Atlético-MG estão sendo favorecidos.

Se não obtiver sucesso na Justiça Desportiva, o Vasco não descarta recorrer até à Justiça comum para analisar a situação. O Timão, também descontente com a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de mudar as datas, está acompanhando de perto a situação. O clube de São Januário se apoia em três artigos.

DISPOSIÇÕES QUE ORIENTAM O VASCO

– As datas iniciais da Copa do Brasil foram divulgadas em 5 de janeiro e, de acordo com o regulamento da CBF, “cabe à DCO… elaborar e fazer cumprir o Calendário Anual das Competições e suas respectivas tabelas”;

– Perder jogador devido à Data FIFA não é motivo para alteração da data do jogo, conforme estabelece o regulamento: “A convocação de jogadores para integrar seleções nacionais não garante aos clubes o direito de modificar as datas de suas partidas em competições”;

– As partes que têm permissão para solicitar a mudança na data de uma partida são: clube mandante, federação mandante ou detentor dos direitos de transmissão. O Vasco alega que o pedido partiu dos visitantes.

O QUE OCORREU?

Inicialmente, as semifinais da Copa do Brasil estavam agendadas para os dias 02 e 17 de outubro. No entanto, Flamengo e Atlético-MG solicitaram a alteração da data. Isso se deve ao fato de, em 15/10, as seleções sul-americanas jogarem pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Dessa forma, o Rubro-Negro teria pouco tempo para recuperar Gerson (Brasil) e Erick Pulgar (Chile). Além disso, Gonzalo Plata (Equador) e o trio uruguaio (Arrascaeta, De La Cruz e Varela) também poderiam ser convocados.

Assim, a CBF atendeu ao pedido de Flamengo e Atlético-MG, e as respectivas partidas foram adiadas. Sendo assim, o confronto do Rubro-Negro, que seria em uma quinta-feira, foi transferido para o domingo, dia 20 de outubro. Já o jogo da equipe mineira foi remarcado para o sábado (19).

2 de outubro

19h15 – Atlético-MG x Vasco

21h45 – Flamengo x Corinthians

19 de outubro

18h30 – Vasco x Atlético-MG

20 de outubro

16h – Corinthians x Flamengo

ESTREIA DE FILIPE LUÍS

Os jogos de ida transcorreram sem controvérsias, então, nesta quarta-feira (02), Flamengo e Corinthians disputam a primeira partida das semifinais da Copa do Brasil. A partida terá início às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.

Fonte: colunadofla.com