Skip to main content

Poucos torcedores poderiam imaginar que o

Flamengo

estaria na liderança do Campeonato Brasileiro mesmo com o time esfacelado por desfalques em meio à Copa América. Claro que o Rubro-Negro contou também com tropeços de concorrentes diretos, como as derrotas do Palmeiras para o Fortaleza e do Botafogo para o Criciúma, que ainda arrancou um empate com o Bahia. Mas a equipe de Tite vem conseguindo fazer a sua parte, apesar da derrota para o Juventude na última quarta-feira.

Ao todo, são nove jogos do Brasileirão na janela da Copa América, que começou no dia 10 de junho com a liberação dos jogadores convocados, até 14 de julho. E o

Flamengo

, sem Arrascaeta, De la Cruz, Viña, Varela e Pulgar, além de outros desfalques por lesão, já “sobreviveu” à metade do período com danos leves.


+ Análise: com erros do banco ao campo, líder Fla desperdiça chances de ouro em Caxias do Sul

Os comandados de Tite somaram 10 de 15 pontos disputados da janela até aqui. Venceram Grêmio, Bahia e Fluminense no Maracanã; empataram com o Athletico-PR na Ligga Arena e perderam do Juventude no Alfredo Jaconi na última quarta-feira, resultado que tirou a invencibilidade do time misto rubro-negro.


O aproveitamento nos primeiros cinco jogos foi de 66,6%


.

Restam mais quatro partidas até a final da Copa América, no dia 14 de julho. E três delas serão no Maracanã, onde o

Flamengo

venceu seis dos sete jogos até aqui no Brasileirão. O Rubro-Negro recebe o Cruzeiro no domingo, às 18h30 (de Brasília); depois visita o Atlético-MG no dia 3; volta a jogar em casa contra o Cuiabá no dia 6 e encerra a janela diante do Fortaleza, também no Maraca, no dia 10 ou 11 (a CBF ainda não desmembrou a 16ª rodada).

Tite e Arrascaeta em treino do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Apesar da pontuação ser boa até aqui,


o Flamengo vem reclamando bastante com a CBF por se sentir o clube mais prejudicado durante a Copa América

. Além de ter o maior número de convocados, o time é um dos que mais jogam com intervalos de três em três dias, ao lado de São Paulo e Palmeiras. O Rubro-Negro sofre com um desgaste maior dos jogadores e atribui a isso as lesões no elenco: Ayrton Lucas e Allan voltaram recentemente, e Cebolinha e Bruno Henrique estão no departamento médico.

Por causa dos desfalques, muitos torcedores do

Flamengo

estão “secando” as seleções do Uruguai e do Chile na Copa América. Se elas chegarem até a semifinal, os convocados rubro-negros só voltarão ao clube após a janela do torneio, porque a disputa do terceiro lugar será só um dia antes da final, em 14 de julho.

Gianluca Lapadula e Erick Pulgar em Peru x Chile — Foto: Jerome Miron/USA TODAY Sports

Com direito a “gol rubro-negro” (assistência de De la Cruz e finalização de Viña), o Uruguai estreou com vitória por 3 a 1 sobre o Panamá e lidera o Grupo C. A Celeste joga nesta quinta-feira contra a Bolívia e em caso de novo triunfo vai garantir a classificação antecipada para as quartas de final da Copa América.

Por outro lado, o Chile começou mal o torneio. Empatou em 0 a 0 com o Peru na estreia e perdeu para a Argentina por 1 a 0 na segunda rodada. Em terceiro lugar do Grupo A, La Roja vai enfrentar o Canadá no sábado e se não vencer estará eliminada. Neste cenário, Erick Pulgar voltará mais cedo ao

Flamengo

e poderia ser opção para o jogo contra o Atlético-MG.


Assista: tudo sobre o


Flamengo


no ge, na Globo e no sportv

Fonte: netfla.com.br