Vivendo ótima fase, o Flamengo vem provando ter um elenco recheado de opções. Nas últimas quatro partidas, em que venceu três e empatou uma, a equipe vem sofrendo de cinco importantes desfalques que estão na disputa da Copa América: Arrascaeta, De la Cruz, Varela e Viña pelo Uruguai, e Pulgar pelo Chile. Mesmo assim, a diretoria do clube não deixa de se movimentar para reforçar ainda mais o plantel rubro-negro e já definiu Marcos Antônio como seu primeiro alvo. O meia de 24 anos era considerada uma joia do Athletico-PR, mas foi na Europa onde mostrou suas primeiras credenciais no futebol profissional.
-
Retorno:
recuperado de lesão na panturrilha, Marçal volta a jogar pelo Botafogo após mais de dois meses
-
Nova medida:
Condado de Nova York aprova lei para barrar mulheres trans de treinar em instalações esportivas
Marcos Antônio foi revelado no Athletico Paranaense e sempre foi visto no clube como um atleta de muito potencial. Não a toa, ele era figura carimbada nas convocações para as divisões de base da seleção brasileira. Pela amarelinha, o meia foi campeão sul-americano sub-17 invicto e terceiro colocado no mundial da categoria — em 2017.
-
Morte prematura:
Zezé Di Camargo comenta morte de sobrinha de Denilson; saiba quem é a pequena Lorena
Na conquista do sul-americano, Marcos foi o grande destaque do Brasil e fez parte da seleção da competição. Seus números de destaque no torneio demonstraram bem as principais características do jogador. Ele foi quem mais que mais completou passes (517) no geral e também no campo do adversário (258).
-
Veja também:
Eurocopa 2024: Foden deixa concentração da Inglaterra para acompanhar nascimento de seu terceiro filho
Tanto a estatura, de 1,68m, quanto o estilo de jogo do meia se assemelham bastante a da principal contratação do Flamengo para a temporada, até o momento, Nico De la Cruz. Marcos Antônio é o clássico “motorzinho”, que parece ocupar todas as faixas do campo e utiliza muito os toques de primeira, deslocamentos, aproximação constante, inversões e visão de jogo.
Apesar de ser considerado uma grande joia do Athletico-PR, o meia nunca chegou a atuar como profissional no futebol brasileiro. Em sua primeira temporada, ele foi emprestado ao Estoril-POR. Quando ainda estava no clube português, Marcos foi contratado pelo Shakhtar Donetsk-UCR, quando tinha apenas 18 anos.
Na equipe ucrâniana, o brasileiro teve três temporadas de alto nível. A sua grande atuação que chamou mais atenção foi na vitória sobre o Real Madrid, por 3 a 2, na fase de grupos da Liga dos Campeões — na temporada 2020/2021. Ele dominou o meio de campo da partida e foi determinante no resultado histórico do clube.
O bom desempenho no Shakhtar fez com que Marcos Antônio entrasse na mira de outros clubes europeus. Em 2022, a Lazio-ITA o contratou por 8 milhões de euros (R$ 45 milhões na cotação atual) O negócio ainda previa mais 2 milhões de euros (R$ 11,4 milhões na cotação atual) em variáveis. No entanto, o brasileiro não foi bem na Itália e além de não ter atingido as metas pré-estabelecidas, acabou emprestado ao PAOK-GRE, onde também não conseguiu se adaptar. Na equipe grega, ele atuou em apenas 17 partidas e marcou três gols.
Devido o desempenho decepcionante nas duas últimas equipes, a Lazio não pensa em dificultar as negociações de Marcos Antônio com o Flamengo. Segundo o jornalista Venê Casagrande, o clube italiano aceita emprestar o jogador com uma opção de compra, caso ele não atinja os objetivos que obriguem a transferência definitiva. O meia chegaria para brigar pela posição com De la Cruz. No entanto, sua versatilidade pode o fazer atuar em outras também.
Fonte: netfla.com.br