Brasileirão de 1987 foi conquistado pelo Flamengo, em final contra o Internacional
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava prestes a iniciar com muita expectativa de público e de audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani, campeões da ‘segunda divisão’. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e dos gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.
OS MÓDULOS
– Módulo Verde: composto pelas 16 equipes selecionadas pelo Clube dos 13, que incluía times como Flamengo, Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Bahia, Vasco da Gama, Botafogo, Fluminense, além de Goiás, Coritiba e Santa Cruz, que foram convidados.
– Módulo Amarelo: composto por outras 16 equipes escolhidas pela CBF, incluindo times como Sport e Guarani, que posteriormente disputaram e ganharam quadrangular final com os times do Módulo Verde, por WO. Jogaram neste grupo, ainda, Athletico-PR, Criciúma, Portuguesa, Atlético-GO, Inter de Limeira, Rio Branco-ES, Joinville, Vitória, Bangu, Náutico, Treza, CSA e Ceará.
RECONHECIMENTO DA CBF
Em 21 de fevereiro de 2011, a Confederação Brasileira de Futebol reconheceu o que todo mundo já sabia: o Flamengo é campeão de 1987. Porém, revoltado, o Sport foi atrás da Justiça Comum para recorrer da decisão. A disputa corre nos tribunais até os dias atuais entre os dois clubes.
RECONHECIMENTO DA FIFA
Em recente publicação nas redes sociais, a FIFA reconheceu o título de 87 do Flamengo. Para apresentar os clubes participantes do Mundial de Clubes de 2025, a entidade disse o seguinte: “8 Campeonatos Brasileiros Série A, 5 Copas do Brasil, 3 Libertadores e um Mundial”. Ou seja, a entidade considera as conquistas do Mengão em 1980, 82, 83, 87, 92, 2009, 2019 e 2020.
SEMIFINAIS E FINAIS EMOCIONANTES
Nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1987, o Flamengo enfrentou o Atlético-MG e venceu por 4 a 2 no placar agregado, garantindo vaga na final do torneio. Na ida, o Rubro-Negro ganhou de 1 a 0 no Maracanã. Na volta, no Mineirão, o Mais Querido abriu 2 a 0, mas vacilou e deixou o rival empatar. Por ter feito melhor campanha, os mineiros precisavam de mais um para avançar. Contudo, Renato Gaúcho, em linda arrancada, garantiu o Mengão na decisão.
Já na final, o Flamengo encarou o Internacional, que tinha Taffarel no gol. No Beira-Rio, empate em 1 a 1. Já no Maracanã, em uma linda triangulação, que terminou com passe de Andrade para Bebeto, o Mengão garantiu o 1 a 0 e levantou a taça do tetracampeonato.
Flamengo SELEÇÃO
O Flamengo que jogou a final do Brasileirão de 87, para mais de 90 mil pessoas no Maracanã, teve Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Dos 11, quatro foram campeões da Copa do Mundo de 1994: Jorginho, Leonardo, Bebeto e Zinho. Além disso, Aldair, reserva da equipe, também levantou o tetra. Importante destacar que o eterno Carlinhos era o técnico do time.
Fonte: colunadofla.com