e Athletico empataram por 1 a 1, neste domingo, na Ligga Arena, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada por polêmicas de arbitragem, entre elas, o impedimento de Gabigol no que seria o primeiro gol rubro-negro.
A CBF divulgou a análise do VAR e apontou que o toque na bola foi de Luiz Araújo e, por isso, Gabigol estava em posição de impedimento. O comentarista de arbitragem do Grupo Globo, PC Oliveira concordou com a marcação da arbitragem.
– A bola chega a se movimentar na primeira ação de Luiz Araújo. O árbitro tem que analisar o primeiro impacto da bola. A decisão foi correta. De acordo com a regra do jogo, no momento do toque da bola tem que ter dois adversários entre a bola e a linha de fundo. Como o goleiro saiu, o penúltimo defensor passou a ser o Thiago Heleno. O assistente lá em cima não corre e teve dúvida de quem tocou. Por isso o Daronco grita que foi o ataque que tocou. O procedimento é exatamente esse: quando ele tem dúvida ele não pode marcar o impedimento e nem marcar o gol. Mas foi claramente toque do Luiz Araújo. E, nesse toque, o Gabriel está à frente de Thiago Heleno. Portanto, está em posição irregular – comentou durante a participação no Seleção.
Além disso, PC Oliveira analisou a gestão de acréscimos, que foi uma grande reclamação da equipe do Athletico.
– Absolutamente natural. O tempo de acréscimo que o árbitro indica é o tempo mínimo a ser jogado. A diferença no Brasil é que o 4º árbitro indica os acréscimos dos acréscimos.
Veja nota da CBF:
Situação Protocolar: Checagem de gol
Decisão: Após checagem o VAR concorda com a decisão do árbitro
Regra 11 – IMPEDIMENTO
Um jogador em posição de impedimento quando a bola for tocada* por um companheiro de equipe será punido somente se chegar a participar do jogo de forma ativa, ao:
* interferir no jogo por tocar em uma bola passada ou tocada por um companheiro; ou
* interferir em um adversário ao:
• impedi-lo de jogar ou ter condições de jogar a bola por claramente obstruir o campo de visão do adversário; ou
• disputar a bola com o adversário; ou
• claramente tentar tocar em uma bola que se encontrar próxima de si quando essa ação afetar um adversário; ou
• executar uma ação que claramente afete a possibilidade de um adversário tocar a bola.
ou
* obter vantagem por tocar na bola ou interferir em um adversário quando a bola:
• tiver desviado ou tocado nas traves, no travessão, em um membro da equipe de arbitragem ou em um adversário;
• tiver como origem uma defesa deliberada feita por qualquer adversário.
*Deverá ser considerado o primeiro ponto de contato ao tocar na bola.
Não se considerará que um jogador em posição de impedimento obteve vantagem quando receber a bola de um adversário que tocou deliberadamente nela, incluindo com um toque de mão deliberado, a menos de que se trate de uma defesa deliberada do adversário.
+ Leia mais notícias do Flamengo
Fonte: netfla.com.br