Skip to main content

A final do NBB 2023/2024 entre Franca e Flamengo é a 11ª da história da competição em que o título é definido em uma série melhor de cinco jogos. Em três vezes o campeão foi definido em jogo único e em uma oportunidade a série foi melhor de dois.

+ Flamengo pede medidas em relação à arbitragem na final do NBB

+ Jhonatan Luz elogia entrega do Franca e quer mesma postura no Rio

Para a decisão desta temporada, as estatísticas históricas da Liga Nacional de Basquete (LNB) das séries finais melhores de cinco estão favoráveis ao que o Franca tem apresentado até agora. A equipe de Helinho Garcia está a uma vitória do tricampeonato consecutivo do campeonato nacional. O troféu pode ser levantado já nesta quinta-feira, no jogo 4, a partir das 18h, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Nesta decisão, o Franca já venceu o Flamengo no Maracanãzinho na primeira partida da série, por 69 x 59. Segundo as estatísticas, quem venceu o jogo um da série final ficou com o título da temporada em 80% dos casos.

Troféu do NBB no Pedrocão antes do jogo 3 entre Franca e Flamengo — Foto: Kelven Melo/EPTV

Outro dado favorável à equipe paulista é o levantamento que envolve o jogo três. Em seis ocasiões entre dez disputas, o vencedor da terceira partida levou o troféu. Franca venceu o terceiro duelo no sábado, em casa, por 81 a 73, e abriu 2 a 1 na decisão.

Por fim, em 70% das finais disputadas em duelos melhores de cinco, a equipe que iniciou vencendo ou ficou em vantagem em algum momento da série, como é o caso de Franca, levou o título.

Por outro lado, em 60% das séries, a decisão ficou para o quinto jogo. Para isso se repetir neste ano, é preciso que o Flamengo saia vencedor do duelo desta quinta. Caso isso ocorra, a definição do campeão será no sábado, às 11h10, também no Maracanãzinho.

Lance de Franca x Flamengo pelo jogo 3 da final do NBB 2023/2024 — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca Basquete

Franca e Flamengo já se enfrentaram 50 vezes na história do NBB. A marca foi atingida no terceiro jogo da decisão desta temporada.

O Rubro-Negro leva vantagem diante do rival paulista, com 28 vitórias contra 22.

Na história das finais, Franca e Flamengo já se enfrentaram em duas séries, com um título para cada lado. Nos playoffs do NBB também foram duas disputas, nas semifinais. O equilíbrio foi mantido, com uma classificação para cada.



* Se necessário

Fonte: netfla.com.br