Flamengo conquistou três títulos em 2019: Carioca, Brasileirão e Libertadores
O ano de 2019 foi um dos mais gloriosos da história do Flamengo, para muitos torcedores, só perde para 1981, o ano do título mundial. Com campanha impressionante, o time rubro-negro conquistou taças importantes e quebrou recordes em diversas competições. Aqui está um resumo do desempenho do Flamengo em cada torneio:
CAMPEONATO CARIOCA
No Campeonato Carioca, o Flamengo conquistou o título ao vencer o Vasco da Gama na final. Com 11 vitórias, cinco empates e uma derrota, o time rubro-negro marcou 33 gols e sofreu 13. O título carioca foi o 35º da história do Mais Querido e consolidou a hegemonia do time na competição. Na ocasião, a equipe era comandada pelo técnico Abel Braga, que também havia levantado a taça da Flórida Cup na pré-temporada.
COPA DO BRASIL
Na Copa do Brasil, o Flamengo estreou nas oitavas de final e eliminou o Corinthians, com duas vitórias por 1 a 0: gols de Willian Arão, em Itaquera; e Rodrigo Caio, no Maracanã, ainda com Abel Braga. Demitido por conta do desempenho ruim no Brasileirão, o técnico acabou demitido. Desse modo, a estreia do substituto, Jorge Jesus, aconteceu justamente no mata-mata nacional.
Jogando na Arena da Baixada, o Flamengo empatou em 1 a 1, com gol de Gabigol. O placar se repetiu no Maracanã, também com tento do artilheiro, e o duelo foi decidido em cobranças de penalidades máximas. Com boa participação do goleiro Santos, que vestiria o Manto Sagrado em 2019, os paranaenses levaram a melhor, tirando o Mengão nas quartas.
BRASILEIRÃO
Posteriormente, no Campeonato Brasileiro, o Flamengo conquistou o título com autoridade. Com 90 pontos em 38 jogos, o time rubro-negro terminou a competição 16 pontos à frente do vice-campeão, o Santos. O Flamengo venceu 28 jogos, empatou seis e perdeu apenas quatro, marcando 86 gols e sofrendo 37. A campanha foi histórica e consolidou o time como um dos melhores de todos os tempos. Recorde de pontos de todas as edições do Brasileirão de pontos corridos.
Gabigol terminou a competição como artilheiro, com 25 gols, seguido por Bruno Henrique, com 21, afinal. A campanha tem jogos marcantes, com o atropelo do Flamengo pro 3 a 0 no Palmeiras, no Maracanã; os 6 a 1 no Goiás, também no Rio de Janeiro; e o triunfo por 1 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, que acabou sendo o confronto do título.
LIBERTADORES
Na Copa Libertadores, o Flamengo conquistou o bicampeonato ao vencer o River Plate (ARG) na final. Com dois gols de Gabigol nos instantes derradeiros do jogo, o time rubro-negro venceu por 2 a 1 e levantou o título mais importante da América do Sul. O duelo realizado em Lima, no Peru, jamais será esquecido pela Nação Rubro-Negro, em tarde mágica ocorrida no dia 23 de novembro de 2019.
A campanha rubro-negra, porém, não foi fácil. O Flamengo, ainda comandado por Abel Braga, se classificou na última rodada, segurando empate em 0 a 0 com o Peñarol (URU). Assim sendo, o Mengão passou em primeiro no saldo de gols, empatado com o segundo, LDU (EQU), e terceiro, Peñarol. San José (BOL) ficou em quarto. Nas oitavas, já com Jorge Jesus, um drama: derrota para o Emelec (EQU) por 2 a 0, fora de casa. No Maracanã, Gabigol, duas vezes, levou o embate para os pênaltis. Em cobranças emocionantes, Diego Alves colocou o Fla nas quartas.
Até chegar à final, o Flamengo passou por um ‘Campeonato Gaúcho’, afinal. Nas quartas, vitória por 2 a 0 sobre o Internacional no Maracanã, e empate em 1 a 1 no Beira-Rio, jogo que ficou marcado pela narração de Galvão Bueno com “Gabigol tá pedindo, Gabigol tá pedindo”. Nas semis, um verdadeiro show. Contra o Grêmio, 1 a 1 na Arena, em jogo de três gols anulados do Mengão. Porém, tudo ficou guardado para o Rio de Janeiro, quando o Mengão fez 5 a 0.
MUNDIAL
No Mundial de Clubes, o Flamengo chegou à final após vencer o Al Hilal (SAU) por 3 a 1 na semifinal, de virada. Na decisão, porém, o Mengão foi derrotado pelo Liverpool (ING) por 1 a 0, na prorrogação, partida na qual o campeão da Libertadores deu muito trabalho ao vencedor da Champions League.
TOTAL
No total, o Flamengo fez 76 jogos oficiais em 2019, com 50 vitórias, 17 empates e nove derrotas. Além disso, o Mais Querido fez 153 gols e levou 66. Ainda, o Mengão recebeu 171 cartões amarelos e oito vermelhos. Desse modo, Gabigol foi o artilheiro da temporada, com 43, seguido por Bruno Henrique (35), Arrascaeta (18), Vitinho (9) e Everton Ribeiro e Reinier (6).
RECORDES EM 2019
– Melhor campanha dos pontos corridos do Brasileirão com 20 times
– Primeiro time a ganhar a liga nacional e a Libertadores no mesmo ano desde o Santos de 1963
– Invicto em casa no Brasileirão (17 vitórias e dois empates)
– Gabigol, com 25 gols, é o maior artilheiro da era pontos corridos com 20 times
– Maior invencibilidade do Brasileirão, 24 jogos
– Recorde de assistências no Brasileirão: Arrascaeta, com 14
– Melhor média de público: 59.285
– Jorge Jesus, primeiro campeão estrangeiro dos pontos corridos
– Campeão brasileiro e da Libertadores em menos de 24h
Fonte: colunadofla.com