O Flamengo está prestes a entrar em um período crucial para os rumos da atual temporada. Com a definição do adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Palmeiras, a equipe de Tite agora sabe quais são todas as equipes que vai enfrentar na sequência definidora para 2024. Em pouco mais de três semanas, o rubro-negro terá sete jogos pelas três principais competições, todos contra adversários que podem complicar sua vida.
-
Reforço para Guardiola:
Manchester City anuncia a contratação de Savinho, jogador da seleção brasileira -
Quem é favorito?
Raio-X do GLOBO analisa confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
Durante os 23 dias decisivos, O Flamengo vai disputar duas partidas pelas oitavas de final da Libertadores, contra o Bolívar-BOL, e da Copa do Brasil, contra o Palmeiras. O rubro-negro ainda terá três duelos no Campeonato Brasileiro, no período: contra o São Paulo fora de casa, mais uma vez contra alviverde paulista, e ainda enfrenta o Botafogo em um clássico de “seis pontos”. Os três estão juntos com a equipe de Tite no G-4 da tabela — neste momento.
Desde de 2018, quando começaram de fato a serem dominantes no país e continente, Flamengo e Palmeiras nunca se enfrentaram na Copa do Brasil. No período, cada um dos clubes conquistou um título do torneio. O confronto inédito na competição também marca o primeiro duelo de mata-mata entre Abel Ferreira e Tite, dois dos principais treinadores do futebol brasileiro, que estão em todas as frentes na temporada.
Pela Libertadores, o rubro-negro pode ter as partidas menos complicadas da sequência decisiva. Apesar da disparidade técnica com o Bolívar, o fator da altitude de 3800m em La Paz tem um grande peso no confronto. Por ter ficado atrás dos próprios bolivianos na fase de grupos, o Flamengo decide a classificação da fase do torneio que não tem sido nada fácil nos últimos anos, fora de casa.
Se antes a fase de grupos era o principal empecilho para o Flamengo seguir na Libertadores, após o título de 2019 a grande barreira se tornou as oitavas de final. Em 2020 e 2023, o clube carioca acabou caindo na primeira etapa do mata-mata do torneio de maneira surpreendente, contra Racing-ARG e Olímpia-PAR — respectivamente. Quando não foi eliminado, o rubro-negro conseguiu chegar até a grande decisão da competição.
Diferentemente das últimas três edições, o Flamengo está completamente focado no Brasileirão. Apesar de ter perdido a liderança na última rodada, o rubro-negro resistiu bem ao período da Copa América, quando sofreu com diversos desfalques de peso. No momento, apenas dois clubes estão à frente na tabela, Botafogo e Palmeiras. Como vai enfrenta-los no período decisivo, a equipe de Tite terá a oportunidade de recuperar a primeira posição sem depender de outros resultados.
A sequência do Flamengo em agosto
- A confirmar – Flamengo x Palmeiras (Copa do Brasil)
- 03/8 – São Paulo x Flamengo (Brasileirão)
- A confirmar – Palmeiras x Flamengo (Copa do Brasil)
- 11/8 – Flamengo x Palmeiras (Brasileirão)
- 15/8 – Flamengo x Bolívar (Libertadores)
- 18/8 – Botafogo x Flamengo (Brasileirão)
- 22/8 – Bolívar x Flamengo (Libertadores)
Na briga por todas as principais competições, o Flamengo terá um mês de agosto definidor para a temporada. Ciente de que precisa estar com um elenco forte para o período, a diretoria do clube vem se movimentando no mercado para dar mais opções a Tite. No momento, Marcos Antônio e Claudinho são os principais alvos do clube. No entanto, nos bastidores ainda se fala na possibilidade do retorno Lucas Paquetá, que quer se transferir para o rubro-negro.
Fonte: netfla.com.br