

Flamengo tenta afiar o ataque para evitar nova pressão sobre Filipe Luís
O Flamengo chega para o duelo decisivo desta quarta-feira contra o Botafogo-PB, pela Copa do Brasil, com o sexto 0 a 0 do ano ainda fresco na memória do torcedor. O técnico Filipe Luís foi questionado sobre a dificuldade em marcar gols no início das partidas.
A estatística reforça a oscilação: apenas 45,6% dos 48 gols marcados em 2025 aconteceram no 1º tempo. O número levanta dúvidas sobre a intensidade da equipe nos primeiros 45 minutos.
Mesmo com o melhor ataque do Brasileirão — 17 gols —, o Flamengo tem enfrentado um rendimento modesto no setor. Nos últimos seis jogos, apenas seis gols foram anotados. Desde a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians, a produção caiu para uma média de um gol por partida.
Gols no início ainda não são rotina no Rubro-Negro
Dos 21 gols feitos no primeiro tempo nesta temporada, apenas oito aconteceram até os 15 minutos. Quando isso ocorre, o aproveitamento é altíssimo: 91,6%. Mesmo assim, o Flamengo só saiu sem a vitória em uma ocasião, diante do Central Córdoba, na Argentina.
Entre os 16 e os 30 minutos, o time marcou seis vezes, mantendo 100% de aproveitamento. Já nos minutos finais da etapa inicial, foram sete gols — número que caiu um pouco de rendimento com uma derrota para o Cruzeiro. O desempenho no segundo tempo é mais consistente, com 27 gols.
A reta final dos jogos é o momento mais produtivo para o time. Onze gols saíram entre os 31 e os 45 minutos do 2º tempo, todos com vitórias. Filipe Luís reconhece a dificuldade: “Tem vezes em que estamos mais inspirados e, em outras, não. A única forma é botar a bola para dentro“.

RJ – RIO DE JANEIRO – 18/05/2025 – BRASILEIRO A 2025, Flamengo X BOTAFOGO – Luiz Araujo jogador do Flamengo disputa lance com Alex Telles jogador do Botafogo durante partida no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Com vaga encaminhada, foco passa a ser o Mundial
Apesar do ataque instável, o Flamengo vive momento sólido na defesa. Em 28 partidas com o time principal, foram 20 jogos sem sofrer gols. Ainda assim, o clube considera ir ao mercado buscar reforços ofensivos.

Veja também
“Jogar com os melhores”; Arrascaeta, do Flamengo, elogia Neymar e fala sobre jogar junto do atleta
A equipe precisa apenas de um empate nesta quarta para garantir vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Depois, encara o Palmeiras fora de casa e volta ao Maracanã para duas partidas antes de embarcar rumo aos Estados Unidos, onde disputará a Copa do Mundo de Clubes.
Fonte: br.bolavip.com