Skip to main content

Flamengo ganhou o Carioca e a Copa do Brasil em 2024


O ano de 2024 começou promissor para o Flamengo, com o título carioca invicto e com apenas um gol sofrido. Porém, o desempenho foi ruim no Brasileirão e na Libertadores com Tite. Na reta final da temporada, Filipe Luís assumiu a equipe e levou o Rubro-Negro ao pentacampeonato da Copa do Brasil. Confira com foi o ano.

CAMPEONATO CARIOCA

Para resumir o que foi a campanha do Flamengo no Carioca: o goleiro Agustín Rossi não sofreu gol. No total, o Mengão foi vazado apenas uma vez no Estadual, com Matheus Cunha. Pela invencibilidade do argentino, um recorde foi quebrado, de arqueiro com mais minutos sem ser vazado na história do clube.

O 38o título estadual do Flamengo, portanto, chegou sem sustos. Afinal, na Taça Guanabara, foram oito vitórias, três empates e zero derrota. Já nas semifinais, vitória e empate com o Fluminense, por 2 a 0 e 0 a 0. Por fim, o Maias Querido levantou a taça contra a surpresa da competição, o Nova Iguaçu, com 3 a 0 e 1 a 0.

LIBERTADORES

Na Libertadores, o Flamengo fez uma campanha irregular, sem vitórias fora de casa, por exemplo. Em grupo relativamente fácil, com Millonarios (COL), Palestino (CHI) e Bolívar (BOL). O Mais Querido passou em segundo na chave. Ou seja, nas oitavas, decidiria fora. O sorteio determinou novos encontro com o Bolívar nas oitavas, e o Rubro-Negro sofreu: 2 a 0 no Maracanã, e derrota de 1 a 0 na altitude de La Paz.

Porém, o sonho do tetra parou nas quartas. Com duas atuações irreconhecíveis, o Flamengo perdeu no Maracanã por 1 a 0 e ficou no 0 a 0 em Montevidéu contra o Peñarol (URU). Para irritar ainda mais a Nação, os uruguaios foram eliminados com direito a derrota de 5 a 0 para o Botafogo nas semifinais. Tite balançava no cargo.

BRASILEIRÃO

Longe da briga pelo título, com Botafogo e Palmeiras brigando pelas primeiras posições, o Flamengo não conseguia empolgar no Brasileirão. Por isso, a diretoria resolver demitir Tite. Ao final do ano, o Rubro-Negro terminaria em terceiro, com 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas, com 61 gols marcados, 42 sofridos e saldo de 19 gols, ou seja, um aproveitamento de 61,4 por cento.

COPA DO BRASIL

O pentacampeonato veio com campanha com apenas uma derrota. Na terceira fase, o Flamengo tirou o Amazonas com duas vitórias por 1 a 0. Posteriormente, o embate mais difícil, contra o então campeão brasileiro Palmeiras. No Maracanã, o Mengão deu um show e fez 2 a 0. Contudo, no Allianz Parque, os donos da casa pressionaram, mas o Rubro-Negro só perdeu por 1 a 0.

Nas quartas de final, o Flamengo tirou o Bahia com dois triunfos por 1 a 0, ainda com Tite. Filipe Luís assumiu o time na semifinal, estreou justamente no embate de ida, contra o Corinthians, no Maracanã. Com gol de Alex Sandro, o Mengão fez 1 a 0. Na Neo Química Arena, um drama: Bruno Henrique foi expulso ainda no primeiro tempo, mas Filipe Luís arrumou um esquema que o adversário não conseguiu entrar, e o Mengão segurou o 0 a 0, indo para a final.

Na decisão, o ressurgimento de Gabigol. Pouco utilizado pelo então técnico Tite, o então dono da camisa 99 foi o cara da final. Na ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por 3 a 1, com dois do atacante (Arrascaeta abriu o placar). No confronto de volta, o Mengão levou a melhor com gol de Plata, por 1 a 0.

NÚMEROS DO ANO

Em 2024, o Flamengo fez 75 jogos, com 44 vitórias, 18 empates e 13 derrotas. No total, o Rubro-Negro fez 117 gols e sofreu 52. Mesmo sofrendo grave lesão no joelho no início de setembro, Pedro acabou como artilheiro da temporada, com 32 bolas nas redes.

FILIPE LUÍS

Um capítulo a parte em 2024 foi a vida de Filipe Luís. Após se aposentar dos gramados no fim de 2023, o ex-lateral virou técnico do Flamengo sub-17 no início da temporada seguinte e brilhou, com o título da Copa Rio sobre o Vasco, em São Januário. Posteriormente, ‘Filipinho’ foi promovido ao sub-20, onde ganhou o Mundial de Clubes diante do Olympiacos (GRE).

Fonte: colunadofla.com