A vitória do
Flamengo sobre o Grêmio manteve o time na liderança do Campeonato Brasileiro em uma rodada chave segundo a “teoria do Guardiola”. Ainda faltam 30 jogos, mas o Rubro-Negro se credencia como postulante ao título e já tem os seus concorrentes “definidos”, de acordo com a teoria do treinador espanhol, considerado por muitos o melhor técnico do mundo.
Com 38 títulos na elite do futebol (incluindo três Champions League e quatro Mundiais de Clubes), Pep Guardiola é o segundo maior campeão do mundo entre treinadores na história, atrás, apenas, dos 49 troféus do escocês Alex Ferguson. Entre as conquistas do espanhol, 12 delas foram em campeonatos nacionais de pontos corridos: três na Espanha, três na Alemanha e seis na Inglaterra. E ele desenvolveu uma tese sobre este tipo de competição.
+ Escalação do Flamengo: Cebolinha e Igor Jesus não pegam o Athletico-PR; Tite também está fora
Para Guardiola, o título só é conquistado nas últimas oito rodadas dos pontos corridos, porém, ele é perdido nas oito primeiras. A tese do treinador do Manchester City está no livro “Pep Confidencial”, do jornalista espanhol Marti Perarnau. Na obra, há o seguinte trecho:
– Claro, você pode perder alguns pontos, mas não tantos. Dois ou três pontos atrás, quatro no máximo é tudo que qualquer time pode admitir ao final de oito rodadas. Dessa forma, você ainda tem espaço para manobra. Então, quando vierem os confrontos diretos, você ainda estará em posição de vencer, mostrar do que seu time é feito. Essa é ao menos a teoria.
+ Neymar e o Flamengo: veja a linha do tempo do “namoro” entre o craque e o clube
Sob essa filosofia, o Flamengo hoje já saberia quais são os seus concorrentes ao título no final do campeonato: times que estão no máximo quatro pontos atrás dos seus 17. Seriam sete: Bahia (com os mesmos 17 pontos), Botafogo (16), Athletico-PR (16), São Paulo (14), Palmeiras (14), Cruzeiro (13) e Atlético-MG (13), sendo que os dois últimos têm um jogo a menos. O Inter, com 11 pontos, também poderia entrar nessa lista se vencer ao menos uma das suas duas partidas que estão atrasadas.
Campeão brasileiro pela última vez em 2020, o Flamengo só conseguiu voltar a liderar a Série A nesta temporada, depois de três anos ou 115 rodadas. O Rubro-Negro foi líder na segunda rodada e voltou ao primeiro lugar na sétima rodada. O clube busca o seu nono título nacional, enquanto Tite, que é um admirador de Guardiola e
já conheceu o técnico espanhol pessoalmente em 2017, tenta o seu terceiro campeonato após ganhar com o Corinthians em 2011 e 2015.
– É um campeonato muito equilibrado. Grupo é fundamental, e tem que estar no G-4 nas últimas 10 rodadas para brigar pelo título – afirmou Tite em entrevista coletiva após a vitória sobre o Grêmio.
O Flamengo volta a campo justamente contra um de seus concorrentes diretos ao título e jogando fora de casa: o time vai até Curitiba encarar o Athletico-PR. A partida será no domingo, às 16h (de Brasília), na Ligga Arena, antiga Arena da Baixada.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no Sportv
Fonte: netfla.com.br