Com prorrogação de prazo de 60 dias para a assinatura do contrato com a empresa formada por Flamengo e Fluminense
, o Governo do Estado do Rio de Janeiro acrescentou nova condição para a concessão de 20 anos do Complexo Maracanã. A Secretaria da Casa Civil autorizou a
inserção de cláusula que prevê veto à exploração comercial de empresas “bets” – casas de apostas e lotéricas – sem outorga com a Loterj ou com a União Federal no Complexo Maracanã
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+ Flamengo alega “burocracias” e pede mais 60 dias para assinar contrato de concessão do Maracanã
A norma atende a pedido da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) por adequação ao
“cumprimento da legislação aplicável e vigente no Brasil”, entre elas a tributária
, conforme previa edital lançado no ano passado.
Para uma casa de apostas (“bet”) anunciar no Maracanã sob contrato de concessão, vai precisar ter a outorga formal com a Loterj ou com a União Federal
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O mercado brasileiro de apostas – dominante em patrocínios a clubes e no meio esportivo –
passa por processo de regulamentação, com 25 empresas em processo de credenciamento junto à União Federal (15 delas deram entrada nesta semana).
O prazo para essa etapa de credenciamento termina na terça que vem (dia 20). A análise, com aprovação ou reprovação, vai até o fim do ano de 2024.
A partir de 1º de janeiro de 2025, as “bets” só poderão operar dentro do estabelecido pela legislação brasileira
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O Flamengo é patrocinado pela Pixbet desde o início do ano. Ela é uma das cinco empresas credenciadas na Loterj, do Rio. As outras são Apostou, Bestbet, Rio Jogos e Marjosports.
O clube da Gávea está em vias da criação da própria marca, a Flabet, da Pixbet – que ainda não deu entrada na regularização federal, mas pode operar no Rio de Janeiro com a Loterj
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O Fluminense, parceiro do Flamengo no Maracanã, tem contrato com a Superbet, que foi
a segunda empresa a dar entrada no processo de credenciamento na União Federal, junto ao Ministério da Fazenda
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O texto adicionado ao contrato que vai ser assinado pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) junto ao Governo do Rio diz o seguinte:
“É vedado à CONCESSIONÁRIA divulgação/veiculação publicitária e/ou de merchandising, diretamente ou por empresa interposta, no âmbito do Complexo Maracanã, de Casas de Apostas que não tenham outorga formalizada junto à Loteria do Estado do Rio de Janeiro –LOTERJ ou da União Federal, conforme Decreto nº 48.806/23.”
Na prática, o veto atingiria uma placa de publicidade de empresa descredenciada – hoje o Consórcio Maracanã tem contrato com a
Sportsbet.io, que ainda não está credenciada nem pela Loterj nem em processo de regularização junto à União
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O
ge
procurou o Consórcio Maracanã, que ainda estuda a questão jurídica do caso, e também Flamengo e Fluminense sobre o novo dispositivo.
Em nota, o Tricolor afirmou que “a cláusula menciona a necessidade de autorização da LOTERJ ou da União Federal. A regulamentação federal (PORTARIA SPA/MF Nº 827, DE 21 DE MAIO DE 2024) estabelece que o prazo de adequação das pessoas jurídicas que estavam em atividade no Brasil se encerra em 31 de dezembro (art. 24). E estabelece também que quem pediu autorização até 20 de agosto terá o pedido analisado até 31 de dezembro (art. 23).
Portanto, atualmente, não há nenhuma empresa irregular sob a ótica federal. Isso poderá acontecer apenas em 1 de janeiro/25 para quem não tiver a autorização. O site da SPA publica que fez os pedidos e a Superbet está lá:
.”
Pela Loterj, a outorga é de R$ 5 milhões para operação no estado do Rio de Janeiro. Pela União Federal, junto ao Ministério da Fazenda, a outorga é de R$ 30 milhões. A licença da Loterj tem cobrança de alíquota de 5% sobre os lucros das casas de apostas, enquanto na União é de 18%.
Fonte: netfla.com.br