Skip to main content

Fred Luz foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira (03) como novo CEO do Corinthians. O cargo foi detalhado pelo clube como Diretor Executivo e anunciado com vínculo até 2026.

Falando à imprensa no CT Dr. Joaquim Grava, o dirigente comparou o cenário encontrado ao do Flamengo, onde trabalhou no mesmo cargo entre os anos de 2013 e 2018, atuando dentro da reestruturação financeira do clube na gestão Eduardo Bandeira de Mello.

“Acredito que o Corinthians tem o potencial para liderar o futebol brasileiro e vamos ter um trabalho árduo nesse sentido. Mas estou animado com as possibilidades”, disse Fred, citando o quadro encontrado no Parque São Jorge.

“A situação relativa do Corinthians ao Flamengo daquela época é muito melhor. Não quer dizer que o Corinthians não tem problemas graves e importantes para resolver. Temos que ter todos aqui, e é o que prego e vejo que está sendo construído, a realidade que não tem salvador da pátria, todos vamos trabalhar em conjunto liderados pelo presidente e com um grupo profissional muito empenhado para trabalhar em equipe. É nisso que a gente acredita, e sem querer ser ufanista, as possibilidades do Corinthians são reais, mas ficando bem claro que no começo é sofrimento”.

A ESPN apurou que Luz participa há duas semanas de reuniões com dirigentes do Corinthians, mesmo que ainda não efetivamente no cargo. A ideia era entender a forma como o clube está organizado, os departamentos e suas demandas.

O Diretor Executivo também conheceu as dependências do CT Dr. Joaquim Grava, onde este ao lado de Fabinho Soldado, executivo de futebol do Timão.

“São várias frentes”, disse Luz ao ser questionado sobre as principais ações que tomará dentro do Parque São Jorge para avançar na estruturação do Corinthians.

“Dentro do que combinei com o presidente, vamos ter um trabalho de quatro a seis semanas mapeando todas as oportunidades de melhorias no Corinthians. Temos oportunidades para melhorar não só na questão do patrocínio da camisa, mas em outros elementos. Já tive duas conversas com o marketing, vamos ter que olhar as áreas de custos e receitas, entender as relações de receitas e despesas, utilidade das receitas. Trabalho gigantesco na questão do equacionamento das dívidas. Isso é uma missão da área financeira importante, mas diz respeito a fazer com inteligência, com respeito aos credores, mas também entendendo como resolvemos isso”.

“Temos que trazer o Corinthians e todas as áreas de negócio para equilíbrio financeiro para que o futebol não precise ser drenado por outras atividades. O que a gente vai fazer primeiro é um entendimento e, com ela, uma discussão com o presidente e os poderes políticos do clube para discutir as prioridades para atacar. Seria prematuro dizer: ‘vou fazer isso e aquilo’. Eu dou as linhas gerais”.

Aos 70 anos, Fred Luz ocupava o cargo de Diretor-Gerente para Esportes e entretenimento na consultoria Alvarez & Marsal.

A contratação de um CEO no Corinthians atende a uma recomendação da Ernst & Young, que faz consultoria e planejamento estratégico ao clube.

“Vou ficar 100% do meu tempo dedicado ao Corinthians, mas continuo como sócio na Alvarez & Marsal. Estou muito associado, pela imprensa, ao Flamengo. Tenho honra de ter passado por todo aquele processo lá. Não acredito em salvador da pátria, acredito em trabalho em equipe. Nós, pela Alvarez, fizemos a reestruturação do Cruzeiro completamente até a venda, e depois seguiu atuando no Cruzeiro. Ainda tem contratos tanto na associação como na SAF. No Coritiba a mesma. Lá, exerci a função interinamente. Tinha atividades nos outros clubes, naquela época a Alvarez estava começando. Fomos estendendo a amplitude de atuação. Junto com isso formando gente capacitada dentro da Alvarez”.

“Como sócio, a Alvarez está preparada para atender mais clientes sem mim. Não prestarei serviço a nenhum cliente da Alvarez, mas não deixarei de ser sócio. Meu tempo, minha mente, minha atividade está voltada para este enorme desafio, que estimula a todos, junto com o pessoal que estou conhecendo aqui, para depois contar uma história maravilhosa”.

Próximos jogos do Corinthians:

  • Vitória (C) – 04/07, 20h (de Brasília) – Brasileirão

  • Cruzeiro (F) – 07/07, 16h (de Brasília) – Brasileirão

  • Vasco (F) – 10/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão

Fonte: netfla.com.br