Skip to main content

Flamengo pode ser um dos clubes a abrir nova vaga no Campeonato Brasileiro


O Mengão empatou com o Inter e permanece na quarta colocação do Brasileirão. No entanto, talvez o Flamengo nem precise garantir essa posição para se qualificar para a Libertadores. Levando em consideração as etapas prévias do torneio continental, o Brasileirão oferece vagas para os seis primeiros. No entanto, com o desempenho das equipes nas copas, o G-6 pode ser expandido para G-9. O Rubro-Negro, inclusive, é um dos clubes que pode fazer com que outros se classifiquem para a Libertadores da América de 2025.

OPÇÕES PARA MAIS VAGAS NA LIBERTADORES

Situação atual: G-6.

Para ser G-7: líder do Brasileirão e já garantido no G-6, Botafogo abrirá a sétima vaga se conquistar a Libertadores. Dessa maneira, o clube carioca estaria classificado na edição de 2025 como o último campeão.

Para virar G-8: caso o Botafogo vença a Libertadores e o Flamengo conquiste a Copa do Brasil, o Mengão abrirá a oitava vaga no Brasileirão.

Para ser G-9: atualmente na oitava posição do Brasileirão, o Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana. Se vencer e manter a colocação, abrirá uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Vale ressaltar que, na situação atual, com o G-6, quatro equipes se classificam diretamente para a fase de grupos e duas precisam passar pela pré-Libertadores. Se o Botafogo ganhar a Libertadores, o Flamengo levar a Copa do Brasil e o Cruzeiro conquistar a Sul-Americana, e esses três continuarem entre os primeiros do Brasileirão, sete times brasileiros avançarão para a fase principal do torneio continental, com outros dois nas preliminares.

RECORDE

Se nove times brasileiros disputarem a Libertadores de 2025, isso igualará um recorde na história da competição. A última vez que isso aconteceu foi em 2022. Naquela ocasião, as vagas foram distribuídas para: Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino (todos na fase de grupos), Fluminense e América-MG (ambos na fase preliminar).

Dessa forma, a última vez em que nove brasileiros participaram da Libertadores traz ótimas lembranças ao Flamengo. O Mais Querido conquistou o tricampeonato naquele ano. Dos oito possíveis adversários do Brasil, dois se encontraram no caminho do Rubro-Negro. Nas quartas de final, o Flamengo eliminou o Corinthians com duas vitórias. E na final, em um confronto único, Gabigol marcou o gol do título contra o Athletico-PR, no Equador.

COPA DO BRASIL

O Flamengo tenta assegurar a vaga na Libertadores através da Copa do Brasil neste domingo (03), quando enfrenta o Atlético-MG, pela primeira partida da final. A partida terá início às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão do Coluna do Fla ao vivo no YouTube. Além disso, Globo (aberta), SporTV (fechada), Premiere (pay-per-view) e Prime Vídeo (streaming) vão transmitir a decisão.

Fonte: colunadofla.com