Depois de quase dois meses, a fase de grupos da CONMEBOL Libertadores se aproxima do fim. Entre terça (28) e quinta-feiras (30), será disputada a última rodada do estágio, com os derradeiros classificados sendo definidos.
Tirando o grupo C, onde o Grêmio possui dois jogos atrasados por conta das enchentes em Porto Alegre, todos os outros 14 times das oitavas de final serão conhecidos até o fim da semana.
Na rodada final, todos os brasileiros – incluindo os já classificados – possuem algo em disputa. Por isso, o ESPN.com.br separou tudo que estará em jogo na rodada final.
Fluminense
-
Contra quem joga: Alianza Lima
-
Onde: Maracanã, no Rio de Janeiro
-
Quando: quarta-feira, 21h30
-
Onde assistir: ESPN, Star+ e Globo
Líder isolado e classificado com antecedência, o Fluminense talvez seja o brasileiro que menos tem algo a almejar na última rodada da Libertadores. O atual campeão fecha a fase de grupos contra o Alianza Lima , em casa, com a meta de melhorar sua campanha geral.
O Tricolor tem 11 pontos e, no momento, vê quatro equipes à frente na tabela geral: River Plate , Palmeiras e Talleres , todos com 13, e Atlético-MG , com 12.
Assim, precisa vencer o Alianza para chegar aos 14 e contar com o tropeço de algum(ns) concorrente(s) para subir na tabela de liderança geral.
São Paulo
-
Contra quem joga: Talleres
-
Onde: Morumbis, em São Paulo
-
Quando: quarta-feira, 21h30
-
Onde assistir: Paramount+ e Globo
O Tricolor paulista tem o destino em suas mãos. Segundo colocado do grupo, enfrenta justamente aquele que ostenta a melhor campanha de sua chave e tem a chance de, com o apoio maciço de sua torcida, ultrapassá-lo na tabela para acabar em primeiro.
Vitória por qualquer placar garante a vida do São Paulo, que, no cenário mais positivo, assume a liderança do grupo e vai sonhar em ficar entre as três ou quatro melhores campanhas da fase classificatória.
O outro lado da moeda é mais tenso: se tropeçar em casa, como fez contra o Barcelona-EQU , na rodada passada, o time de Luis Zubeldía terá que se contentar com o segundo lugar, o que pode oferecer um caminho bem mais espinhoso no mata-mata.
Grêmio
-
Contra quem joga: The Strongest
-
Onde: Couto Pereira, em Curitiba
-
Quando: quarta-feira, 19h
-
Onde assistir: ESPN e Star+
Prejudicado pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul há semanas, o Grêmio tem, obviamente, o calendário totalmente comprometido. Fez apenas três jogos, enquanto alguns adversários de seu grupo, como o The Strongest , já tem cinco.
O duelo desta semana serve para clarear mais a situação tricolor. O time de Renato Gaúcho abre a semana como lanterna, com três pontos. Caso vença, porém, vai brigar para ser o segundo colocado, caso a partida entre Huachipato e Estudiantes termine empatada.
Um triunfo também serve para dar confiança à equipe, que não faz uma partida oficial desde 30 de abril. Com mais dois jogos pela frente, além deste de quarta, o Grêmio ainda sonha em brigar até pela liderança de sua chave.
Botafogo
-
Contra quem joga: Junior Barranquilla
-
Onde: Metropolitano, em Barranquilla
-
Quando: terça-feira, 19h
-
Onde assistir: ESPN e Star+
O Botafogo também tem uma final para chamar de sua que pode definir bastante de qual será o caminho na reta final da Libertadores. O Glorioso tem vaga garantida nas oitavas, mas não a posição certa.
Assim como o Junior Barranquilla , chega ao último jogo com nove pontos. Quem ganhar o confronto na Colômbia fechará na liderança, enquanto o empate favorece justamente o time da casa, por ter um saldo de gols maior.
A favor dos cariocas, está a fase: após começar com duas derrotas, o Botafogo venceu as três últimas partidas, o que lhe fez sobreviver. Joga contra, porém, o fato do Junior ser um dos invictos do torneio.
Flamengo
-
Contra quem joga: Millonarios
-
Onde: Maracanã, no Rio de Janeiro
-
Quando: terça-feira, 21h
-
Onde assistir: ESPN e Star+
Dos brasileiros, é quem chega em situação mais delicada para o último jogo da fase de grupos. Recebe o já eliminado Millonarios , lanterna da chave, e só depende da vitória para passar de fase.
Mas aí surgem dois problemas. O primeiro é que nem a vitória pode ser suficiente para passar em primeiro lugar. Isso porque o Bolívar , primeiro colocado com dez pontos, só precisa empatar em casa com o Palestino para garantir a colocação.
Agora, se o Flamengo tropeçar, corre o risco de eliminação. Caso empate no Maracanã, a equipe de Tite torce para que o Palestino não derrote o Bolivar na altitude de La Paz. E, se perder para o Millonarios, o Fla cairá da Libertadores se os chilenos empatarem na Bolívia.
Palmeiras
-
Contra quem joga: San Lorenzo
-
Onde: Allianz Parque, em São Paulo
-
Quando: quinta-feira, 19h
-
Onde assistir: Paramount+
Mais um brasileiro classificado e garantido como líder de seu grupo independentemente do que aconteça nesta semana. Mas, a quem se tornou uma potência do continente, isso não é o suficiente.
Com 13 pontos, o Palmeiras possui hoje a melhor campanha de toda a fase classificatória. Por isso, enfrenta o San Lorenzo para vencer sua quinta partida em seis jogos e garantir o direito de decidir todos os mata-matas em sua casa.
Se o inesperado tropeço acontecer, até por enfrentar um adversário que precisa de pontos para confirmar sua vaga, o Palmeiras precisará secar concorrentes como River Plate e até o Talleres, que visita o rival São Paulo no Morumbis.
Atlético-MG
-
Contra quem joga: Caracas
-
Onde: Arena MRV, em Belo Horizonte
-
Quando: terça-feira, 19h
-
Onde assistir: Paramount+
Mais um time do Brasil na disputa pelas melhores posições entre os líderes dos grupos. O Galo ostentava o posto até a rodada passada, mas perdeu para o Peñarol , no Uruguai, e ficou estagnado com 12 pontos, enquanto Palmeiras, Talleres e River pularam para 13.
O objetivo agora é recuperar o terreno perdido. Um empate contra o Caracas , na capital mineira, garante ao Atlético a liderança de sua chave, mas uma vitória é fundamental para garantir, no mínimo, a quarta melhor campanha geral.
Fonte: netfla.com.br