Acostumados a disputar títulos nacionais e internacionais nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras iniciam hoje, às 20h, no Maracanã, a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil, à qual chegam sob pressão antecipada. O duelo eliminatório deixará um candidato fora da disputa, o que joga luz para as estratégias distintas dos dois treinadores diante da maratona de jogos após a Copa América.
Do lado do Flamengo, Tite decidiu não preservar alguns jogadores importantes no Brasileiro contra o lanterna Atlético-GO, e o grupo chega desgastado. Apesar disso, não há desfalques por lesão, já que Bruno Henrique está de volta. De La Cruz, preservado no último jogo em função do torneio sul-americano, será novamente titular.
A aposta, como de costume, é no talento das principais peças, como Arrascaeta e Pedro. A dupla comanda o Flamengo nos últimos jogos, ainda que com a parte física comprometida. Everton Cebolinha, outro que sofre com a sequência recente, busca retomar as grandes atuações. Na zaga, Fabrício Bruno e Léo Pereira retornam depois de serem poupados. Tite manterá Matheus Cunha no gol, e nas alas jogam Varela e Ayrton Lucas, com Pulgar mantido.
Já no Palmeiras, os problemas individuais são mais graves, mas o técnico Abel Ferreira não gosta de depender de talentos individuais e aposta em seu modelo tático. A ausência do atacante Estêvão, com uma torção no tornozelo, foi minimizada. Ele deve ser preparado para o jogo de volta em São Paulo. O clube paulista também perdeu recentemente o lateral-esquerdo Piquerez para o resto da temporada, devido a uma cirurgia no joelho.
No fim de semana, na derrota para o Vitória, Abel preservou boa parte dos titulares. A justificativa interna nem foi o Flamengo, foi a sequência de jogos. Retornam para o duelo mata-mata Raphael Veiga, que estava suspenso, e Mayke, recuperado de lesão. Maurício e Dudu disputam a vaga de Estêvão. O zagueiro Murilo não veio ao Rio para acompanhar o nascimento do filho, em São Paulo.
Três finais recentes
Na história, o duelo tem episódios marcantes na competição. O Palmeiras levou a melhor nas quartas de final da Copa do Brasil de 1999; já o Flamengo superou o rival na semifinal da mesma competição em 1997. Nos últimos anos, desde a chegada de Abel no Palmeiras, os dois times se enfrentaram três vezes, em três finais. E o Verdão levou a melhor em duas delas: Libertadores 2021 e Supercopa do Brasil 2023. Já o rubro-negro ganhou a Supercopa do Brasil em 2021.
Desde 2018, porém, o desempenho do Flamengo tem sido melhor no confronto direto em todas as competições. Em 16 jogos no período (2018-2024), o Fla tem seis vitórias, contra duas do Palmeiras e oito empates. O rubro-negro marcou 26 gols e sofreu 15. Em São Paulo, a última vitória do Palmeiras foi em 2017. Já no Maracanã, a última derrota do Flamengo em mata-mata foi em 2016.
Os dois clubes ainda se encaram pelo Brasileiro no fim de semana, antes da partida de volta em São Paulo. Quem sair da Copa do Brasil terá mais fôlego para seguir na busca do título nos pontos corridos.
Fonte: netfla.com.br